Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

O Inquérito piloto às Actividades Informáticas e Conexas incidiu sobre as empresas, localizadas no Continente, de prestação de serviços informáticos (Divisão 72 da CAE-Rev.2) e comércio por grosso e a retalho de material de escritório (sub-classes 51640 e 52481 da CAE-Rev.2), que venderam maioritariamente material informático.
Em 1998, do volume total de negócios destas empresas, 47,2% foi realizado com o comércio de hardware enquanto o comércio de software representou apenas 12,9%. Os serviços informáticos representaram 30,4% do total.

Repartição do Volume de Negócios, por Prestação de Serviços Informáticos e Comércio

O sector cliente mais importante para as empresas de informática foi o Comércio por Grosso e a Retalho; Reparação de Veículos Automóveis, Motociclos e de Bens de Uso Pessoal e Doméstico com 42,7% do volume de negócios, seguido do sector Intermediação Financeira com 14,6%.

Repartição do Volume de Negócios, por tipo de cliente

Em 1998, quase metade do Pessoal ao Serviço nas empresas de informática era "Pessoal Técnico" (46,8%), enquanto o "Pessoal Administrativo" representava 17,2%.
Analisando o "Pessoal Técnico", 28,2% destes eram "Técnicos de Hardware" e 20,9% "Técnicos de Software".

Repartição do Pessoal ao Serviço por Categoria Profissional

 

 

Para saber mais...

Algumas definições:

  •  Volume de Negócios
    Valor total da facturação, com exclusão do IVA, realizada pela empresa durante o período de referência, correspondente à venda de mercadorias, produtos acabados e intermédios, subprodutos, desperdícios, resíduos e refugos e à prestação de serviços a terceiros
  •  Pessoal ao Serviço - número médio de pessoas ao serviço da empresa durante o ano utilizando a fórmula:
  •  Pessoal Dirigente
    Pessoal que define a política geral da empresa ou exerce uma função consultiva na organização da mesma. São incluídos neste item, os administradores e directores de 1ª linha (director financeiro, director comercial, director de produção, etc.). São excluídas as pessoas que, embora tenham essas funções, apenas recebem "senhas de presença".
  •  Pessoal Técnico
    Inclui os programadores, analistas de sistemas, técnicos de Software, técnicos de Hardware, formadores e outro pessoal técnico.
  •  Pessoal Administrativo
    Pessoal que se ocupa das actividades auxiliares da empresa como sejam contabilidade, gestão de recursos humanos, e todas as outras que não têm a ver directamente com a actividade económica da empresa.
  •  Programadores
    Pessoal que desenvolve logicamente, codifica, testa e documenta os programas destinados a comandar o tratamento automático da informação, a partir das especificações e instruções preparadas para análise.
  •  Técnicos de Software
    Pessoal que efectua a instalação, actualização e manutenção do software do cliente.
  •  Técnicos de Hardware
    Pessoal que efectua a instalação, actualização e manutenção do hardware do cliente.

 

importar em PDF