Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Um dos pontos de tensão dos actuais tempos económicos é a mobilidade laboral: há luz verde para o comércio livre e circulação de capitais mas luz amarela ou vermelha quanto à livre circulação de pessoas. 
Os imigrantes, regra geral, satisfazem a necessidade de mão-de-obra e baixam/mantêm os salários na categoria onde se inserem; em menor número, quando a economia exige qualificações inovadoras, importam-se talentos. Nos últimos tempos a imigração tem ainda sido vista como uma via para substituir as gerações que a queda da fertilidade, em particular na Europa, não permite. Segundo um estudo da ONU, por exemplo, a União Europeia terá uma redução na população de 40 milhões de habitantes até 2050, implicando que a população europeia seja inferior em 20 milhões à dos EUA, apesar de em 1995 ter mais de 100 milhões.
Na Europa, a Suíça é o país com a mais elevada percentagem de população estrangeira a residir no seu território (19%) mas, com mais de 7 milhões de estrangeiros, a Alemanha é o país que possui o maior número absoluto, seguido da França e Reino Unido com, respectivamente, mais de 3 milhões e meio (6,3% da população) e 2 milhões (3,8% da população). 

No caso de Portugal, no final de 1999, estavam legalizados 190 896 cidadãos de nacionalidade estrangeira a residir em Portugal, segundo informação fornecida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, ou seja, 2% do total da população total. Em relação ao ano anterior, registou-se um crescimento de 7,2%, correspondente a 12 759 novos residentes. Quanto às nacionalidades dos residentes estrangeiros, destacam-se os nacionais do continente africano e do continente europeu, que representam cerca de 47% e 30% do total, respectivamente.

 

Para ver mais:

IOM - Organização Internacional da Migração
http://www.iom.int

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados
http://www.unhcr.ch/

Ver quadro

Ver mapa