Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Edição Extra
Artigo retirado da revista visao de 21 de março de 2003

Onde está o Petróleo?

O Iraque tem as maiores reservas do mundo e é o segundo maior produtor de petróleo do globo. Os Estados Unidos estão menos dependentes do crude do Médio Oriente que a Europa e o Japão.

O petróleo é uma das personagens centrais do conflito no Golfo. O Iraque, alvo estratégico das forças aliadas, possui as segundas maiores reservas mundiais, logo a seguir à Arábia Saudita (ver infografia). A sua importância económica é óbvia.(...) A história serve de conselheira. Em 1991, as tropas norte-americanas fizeram uma intervenção rápida - de 17 de Janeiro a 28 de Fevereiro - e bem sucedida, que arrastou para baixo o preço do crude. A organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) também deu uma ajuda ao optimismo. Os produtores garantiram que estão em condições de responder a qualquer falta de abastecimento decorrente da guerra.(...) De acordo com um estudo da maior organização patronal britânica, um conflito prolongado poderá atirar o preço do petróleo para os 80 dólares por barril. E o petróleo, a matéria-prima que mais influência tem na conjuntura económica, não é inocente, nesta matéria. O seu elevado preço já provocou várias recessões no mundo, como a crise petrolífera dos anos 70, com efeitos devastadores para o bem-estar das populações. O caso muda de figura se a intervenção for coroada de êxito. Alguns analistas acreditam que os preços do petróleo poderão cair abaixo dos 20 dólares por barril.

Repartir o crude (mapa e tabela)

% da Produção Mundial

% da Produção no Médio Oriente

Produção de Barris em 2001