Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

(terminou o prazo de resposta em 25 de Novembro de 2009)



Ver estatísticas das respostas e alunos premiados

Problema de nível I
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas correctas Número de respostas incorrectas Número de respostas anuladas
1109 Lista das escolas (formato Excel) 793 255 61

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Helena Pinto Jorge Camacho 7.º/A EBI/JI da Malagueira - Évora
Gonçalo Marques 9.º/B EB 2.º e 3.º ciclos de Pinhal de Frades
Vladyslav Kremenetskyy 5.º/F EB 2,3 Dr. Joaquim de Magalhães - Faro
Ana Carolina Moreira Francisco 9.º/C EB 2.º e 3.º ciclos de Pinhal de Frades
Anwen Mango 9.º/E EB 2,3 D. Fernando II - Sintra
Elizabete Gomes 9.º/D EB 2.º e 3.º ciclos de Pinhal de Frades
Filipe Martins Vaz 9.º/D Escola Secundária António Gedeão - Almada
José António Menezes 8.º/4 Escola Secundária Rainha Dona Amélia - Lisboa
Jorge Cristiano Durães da Costa 8.ºCEF/1 Escola Básica da Ribeira do Neiva
Vanessa Guerra 8º/ G E. B. 2,3 D. Martinho Vaz de Castelo Branco
Tatiana Figueiredo Vieira 8º/B E. B. 2,3 de Minde
Cristiana Peixoto 7.º/CEF 2 E. B. 2,3 Quinta de Marrocos
Jorge Rogério Silva Morais 6.º/ D EB 2,3 de Lousada
Lara Ramos Varela 7.º/D Escola Secundária António Gedeão - Almada
Sofia de Melo e Silva T. Mendes 8.º/C E,B. 2,3 Prof. Delfim Santos
Filipa Raquel Fernandes Correia 9.º/A E.B. 2.º e 3.º Ciclos de Pontével
Maria Eduarda Todo Bom 8.º/B Escola Secundária de Tomaz Pelayo
Mauro Miguel Barroso Guerra 8.º/1ª Escola Secundária Rainha Dona Amélia - Lisboa



Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam correctamente ao problema Nível I)

Problema de nível II
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas correctas Número de respostas incorrectas Número de respostas anuladas
210 Lista das escolas (formato Excel) 117 93 0

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Inês de Sousa Ribeiro Rodrigues 10.ºC Escola Secundária António Gedeão
Lilian Costa Farias 8.º Colégio D. Luísa Sigea
Clara Sousa 11.ºA Profissional Agrícola Conde de S. Bento
Alexandre de Almeida Ribeiro 10.º/A4 Escola Secundária Romeu Correia
Gonçalo José Gois Barros 10.º/G Escola Secundária Padre António Macedo
Tiago Luis Gonçalves Seabra 10.º B Escola Secundária António Gedeão


Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam correctamente ao problema Nível II)

{/slider}

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Diário de Notícias de 8 de Outubro de 2009.

Nesta notícia são apresentados dados relativos ao n.º de casamentos católicos e n.º de baptizados no Patriarcado de Lisboa.

Problema de Nível 1

A partir da informação contida nos gráficos anteriores, responde às questões que se seguem.

Questão 1:
Nos gráficos anteriores há uma incorrecção na escala. Na escala horizontal ou na escala vertical?
Justifica a tua resposta.

Questão 2:
Na notícia afirma-se que “Em 2008, o número de casamentos católicos no Patriarcado de Lisboa caiu para 3456, menos 4843 do que dez anos antes.” De acordo com o gráfico respeitante ao número de casamentos, esta afirmação é verdadeira?
Justifica a tua resposta.

Questão 3:
Em relação ao número de casamentos católicos e número de baptizados na diocese de Lisboa, qual das afirmações seguintes é verdadeira?
(A) O número de casamentos católicos baixou todos os anos desde 1998 até 2008.
(B) O ano em que se registou o menor número de baptizados foi em 2001.
(C) Sempre que se registou um aumento no número de casamentos também se registou um aumento no número de baptizados.
(D) De 1998 para 2008, a descida do número de baptizados foi superior a 50%.

Resposta

Apresentada pela aluna Helena Pinto Jorge Camacho da EJ/BI da Malagueira - Évora

Resposta à questão 1:
A escala que está errada é a horizontal. Porque está representada a mesma distância mas com números diferentes. Por exemplo, a distância entre 1992 e 1998 é a mesma que a representada entre 1998 e 2000, no entanto, a primeira representa 6 anos e a segunda representa 2 anos.

Resposta à questão 2:
A afirmação é falsa. A diferença do número de casamentos registados entre 1998 e 2008 foi 5494, ou seja, 8950-3456=5494.

Resposta à questão 3:
- A é falsa por que de 2000 para 2001 aumentou o número de casamentos.
- B é verdadeira. Porque entre 1992 e 2008, o ano em que se registou menos baptizados foi em 2001.
- C é falsa porque de 2001 para 2002, por exemplo, o número de baptizados aumentou e o número de casamentos diminuiu.
D - é falsa. Se tivesse descido 50%, o número de baptizados teria sido 9399 (18798x50%=9399), mas foi de 14629, ou seja, este valor significa uma descida inferior a 50%.

Problema de Nível 2

Questão 1:
No título da notícia afirma-se que, “Casamentos católicos baixam 62% em 10 anos (entre 1998 e 2008)”. De acordo com o gráfico, afirmação é verdadeira?
Justifica a tua resposta.

Questão 2:
Na notícia é ainda referido que os dados do Patriarcado de Lisboa referentes ao período 1998 - 2008, confirmam a tendência de redução já verificada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em todo o País. Na tabela seguinte são apresentados os dados registados pelo INE em 1998 e em 2008:

  N.º de casamentos católicos em Portugal N.º total de casamentos em Portugal
1998
44 644
66 598
2008 19 201 43 228


2.1. Com base na informação disponível, indica se as afirmações seguintes são correctas (para cada afirmação, responde “Sim” ou Não”).

(A) De 1998 para 2008, verifica-se uma descida quer no n.º de casamentos católicos, quer no n.º total de casamentos em Portugal.

(B) Em 1998, cerca de 67% dos casamentos celebrados em Portugal foram casamentos católicos; em 2008, apenas 44,4%, aproximadamente, dos casamentos celebrados em Portugal foram católicos.
 

2.2. Se perguntares a um casal que casou em 2008 se o seu casamento foi católico, qual a probabilidade de a resposta ser “sim”?

Resposta

Apresentada pela alunaInês de Sousa Ribeiro Rodrigues da Escola Secundária António Gedeão

Resposta à questão 1:
Sim é verdadeira, pois houve um decréscimo de 62% no intervalo de dez anos, de 1998 a 2008. Temos 8950 casamentos em 1998 e em 2008 temos 3456 ou seja houve um decréscimo de 5494 casamentos que corresponde a 62% (valor aproximado por excesso).


Resposta à questão 2.1:
a) Sim.
b) Sim.

Resposta à questão 2.2:
A probabilidade é de 44,4 % (questão 2.1 - B). Se realizarmos a regra de três simples, onde 43228 está para 100% e 19201 está para a probabilidade pedida, dá 44,4% que é a resposta.
Nota: A resposta pode também ser dada do seguinte modo: Em 2008, celebraram-se 43228 casamentos em Portugal, sendo 19201 católicos. Assim, a probabilidade de um casal que casou em 2008 responder que o seu casamento foi católico, é igual a 19201/43228 que é, aproximadamente, 44,4%.