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(terminou o prazo de resposta em 24 de Novembro de 2011)



Ver estatísticas das respostas e alunos premiados

Problema de nível I
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas corretas Número de respostas incorretas Número de respostas anuladas
1631 Lista das escolas (formato Excel) 1415 197 19

 

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Ana Filipa de Almeida Figueiredo 9.ºB Escola Secundária/3 Oliveira do Douro
Vera Couto 8.ºA EB 2/3 Sophia de Mello Breyner
Luís Maria de Figueiredo Cruz Guerra 8.º1 EB 2,3 do Peso da Régua
Eduardo Couto 7.º B Escola Básica Ribeira do Neiva
Maria Inês Buco Cajada 8.º1 Escola Secundária Rainha Dona Amélia
Paulo Ricardo Gil Clemente 5.º 5 EBI Quinta de Marrocos
Joana Meireles 8.º B Escola Básica e Secundária de Canelas
André Cardoso Bela Moreira 6.º I E.B. 2/3 Vasco Santana
Lara Oliveira 9.º CEF E.B. 2/3 Egas Moniz
Mário Pedro Soares Pinto Mota Ferreira 5.º D EB 2,3 de Lousada
Inês Melo Jordão 7.º A EB 2,3 Professor Delfim Santos
Patrícia Albernaz 8.º F EB 2,3 D. Martinho Vaz de Castelo Branco
Frederico Leite da Costa 8.º C E.B.2.3 de Airães
Mariana Milho 7.º A Escola Secundária António Gedeão
Miguel Rosado 7.º E Escola Secundária Artur Gonçalves
Ana Catarina Horta Maciel 7.º 3ª Escola Secundária Seomara Costa Primo
Ricardo Filipe Fialho Baptista 6.º D EB 2 Benedita

Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente ao problema Nível I)

Problema de nível II
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas corretas Número de respostas incorretas Número de respostas anuladas
292 Lista das escolas (formato Excel) 184 107 1

 

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
João Ricardo Cordeiro de Campos Faia 11.ºB Escola Artur Gonçalves - Torres Novas
Cláudia Mendes 11.ºB Escola Secundária Rainha Dona Amélia
Ana Margarida Fernandes Rodrigues 9.º1 Escola Secundária Fernão Mendes Pinto
Alexandra Roque 10.º A Escola Secundária António Gedeão
Mariana da Silva Santos 10.º E Escolas João de Araújo Correia
Diogo Gonçalves 10.º P11 Escola Secundária de Matias Aires

 

Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente ao problema Nível II)

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal de Notícias de 7 de Outubro de 2011.

Esta notícia apresenta dados sobre os incêndios florestais registados no país, desde o princípio do ano.

Problema de Nível 1

Incêndios florestais. Ocorrências e área ardida em 2011

Fonte: Autoridade Florestal Nacional/Protecção Civil. Infografia JN

A partir da informação contida nos gráficos, responde às questões que se seguem.

Questão 1:
Em que mês a área ardida foi menor? E em que mês se registou um menor número de incêndios?

Questão 2:
Considera a seguinte afirmação:
A um maior número de incêndios corresponde uma maior área ardida.

Concordas? Justifica a tua resposta.
 

Questão 3:
Calcula a média mensal de área ardida entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2011. Apresenta o resultado arredondado às unidades.

Resposta

Apresentada pela aluna Ana Filipa de Almeida Figueiredo da Escola Secundária/3 Oliveira do Douro

Resposta à questão 1:
A área ardida foi menor no mês de Maio. O mês em que se registou um menor número de incêndios foi Janeiro.

Resposta à questão 2:
Não, porque para o mês em que há maior área ardida não há maior número de incêndios. Por exemplo, em Julho, mês em que houve maior número de incêndios não houve a maior quantidade de área ardida. Esta ocorreu no mês de Agosto com 16110 hectares de área ardida.

Resposta à questão 3:
41965/9=4662,7778 (aproximadamente 4663)
A média mensal de área ardida entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2011 foi aproximadamente 4663 hectares.

Problema de Nível 2

Incêndios florestais. Ocorrências e área ardida em 2011

Fonte: Autoridade Florestal Nacional/Protecção Civil. Infografia JN

A partir da informação contida nos gráficos, responde às questões que se seguem.

Questão 1:
Indica a variável representada em cada um dos gráficos.

Questão 2:
Em Agosto, o número de ocorrências diminuiu relativamente ao mês de Julho. Calcula esse decréscimo, em percentagem. Apresenta o resultado arredondado às unidades.

Questão 3:
Esta notícia, onde se incluem os gráficos apresentados, tem como título “Outubro com mais fogos do que Agosto”.

Utilizando apenas a informação dada, apresenta um argumento estatístico que justifique o título da notícia.

Resposta

Apresentada pelo aluno João Ricardo Cordeiro de Campos Faia da Escola Secundária Artur Gonçalves

Resposta à questão 1:
No gráfico do lado esquerdo, a variável é a área ardida (em hectares) e no gráfico do lado direito é o número de ocorrências.

Resposta à questão 2:
O decréscimo foi aproximadamente 9% porque (389/4367)*100 = 9% sendo 4367-3978=389.

Resposta à questão 3:
Como 3978:31 = 128,32… e 1582:6 = 263,(6) podemos dizer que em Agosto, em média, houve 128,32 fogos por dia e em Outubro (nos primeiros seis dias) houve, em média 263,(6) fogos por dia, o que justifica o título dado.