Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Índice | III. Probabilidade | V. Exercícios

IV. Modelos de Probabilidade discretos e contínuos

Parte 45 de 78

Modelos de probabilidade discretos

Função Randbetween(a;b) do Excel

Hoje em dia, as tabelas de números aleatórios, que foram muito úteis durante muito tempo, já não encontram grande justificação para a sua utilização. Efectivamente já dispomos de meios de cálculo para gerar esses números, quer utilizando o computador, quer uma simples máquina de calcular.

Este é o processo mais utilizado hoje em dia, mas convém ter presente que os números que se obtêm são pseudo-aleatórios, já que é um mecanismo determinista que lhes dá origem, embora se comportem como números aleatórios (passam numa bateria de testes destinados a confirmar a sua aleatoriedade).


A função Randbetween(a;b) é uma função do programa Microsoft Excel que, sempre que é utilizada, devolve um número pseudo-aleatório, com distribuição uniforme, em que o suporte do modelo pode assumir qualquer valor inteiro entre a e b, incluindo o a e o b.


Apresentamos um exemplo na página seguinte.
 

Nota: para utilizar a função Randbetween [AleatórioEntre] é necessário activar o "Add-in" [Suplementos], Analysis ToolPak [Analysis ToolPak] do Excel, através da opção de menu Tools [Ferramentas] / Add-in [Suplementos] / Analysis ToolPak [Analysis ToolPak].