Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Índice | III. Probabilidade | V. Exercícios

IV. Modelos de Probabilidade discretos e contínuos

Parte 64 de 78

Modelos de probabilidade discretos

E se o valor do parâmetro for desconhecido?

Por vezes acontece que estamos em situação de aplicar o modelo de Poisson, mas desconhecemos o valor do parâmetro. Nestas circunstâncias o que se faz, é estimar o parâmetro desconhecido.
Tendo em atenção que o parâmetro a estimar é o valor médio da distribuição, e a analogia existente entre características amostrais e populacionais, uma estimativa natural para o parâmetro é a média, calculada a partir do número de ocorrências verificadas, na unidade de tempo ou de espaço.


Exemplo: [ resolução na página seguinte ]
Investigadores de um departamento de biologia, estão interessados em estudar a quantidade de ovos depositados por determinada espécie de pássaro. Numa Primavera, em 80 ninhos, verificaram que o número de ovos em cada ninho foi o seguinte:
 


a) Calcule a média e a variância amostral dos dados anteriores.
b) Tendo em conta os valores obtidos na alínea anterior, acha razoável modelar o número de ovos por ninho, com o modelo de Poisson?
c) Utilizando o modelo de Poisson, com um parâmetro adequado, calcule a probabilidade de se encontrar um ninho sem nenhum ovo. E qual a probabilidade de encontrar um ninho com mais de 6 ovos?