Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Resumo:
Nesta ActivALEA apresentamos uma forma simples de utilizar o Excel para seleccionar uma amostra aleatória simples1 e uma amostra aleatória com reposição2, de uma População finita, de que se tenha uma listagem dos elementos.
A lista de escolas secundárias de Portugal Continental utilizada como exemplo nesta ActivALEA está disponível no ficheiro Excel que acompanha esta ficha3.

Consulte esta ActivALEA (formato PDF, 376Kb)


Anexo:

Escolas Secundárias (formato Excel, 33kb).


Notas:

1 - Amostra aleatória simples - Dada uma população de dimensão N, uma amostra aleatória simples de dimensão n é um conjunto de n unidades da população, tal que qualquer outro conjunto dos conjuntos diferentes de n unidades, teria igual probabilidade de ser seleccionado.

2 - Amostra aleatória com reposição - Dada uma população de dimensão N, referir-nos-emos a uma amostra aleatória de dimensão n, com reposição, como um conjunto de n unidades da população, tal que qualquer outro conjunto dos Nn conjuntos diferentes de n unidades, teria igual probabilidade de ser seleccionado.
Os processos de selecção de uma amostra aleatória simples ou de uma amostra aleatória com reposição distinguem-se, fundamentalmente, pelo facto de no primeiro caso os elementos serem seleccionados sequencialmente ou todos de uma vez, enquanto que no segundo caso sempre que um elemento é seleccionado, é reposto antes de se seleccionar o próximo

3 - Caso pretenda informação mais detalhada e observar outros exemplos, sugerimos uma consulta ao capítulo 1 do Dossiê XIII - "Estatística Descritiva com Excel - Complementos".

 

 

 

ActivAlea´s



 

"active e actualize a sua literacia"

Este espaço disponibiliza fichas com actividades, exercícios, notas, observações, comentários e propostas destinadas a sistematizar a formação básica de estatística (a nível elementar).