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(terminou o prazo de resposta em 25 de Maio de 2010)



Ver estatísticas das respostas e alunos premiados

Problema de nível I
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas correctas Número de respostas incorrectas Número de respostas anuladas
915 Lista das escolas (formato Excel) 705 169 41

 

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Pedro Filipe Marcos Luís 8.ºA E.B. 23 Poeta Bernardo de Passos
Carolina Ochoa Gomes Rodrigues 8.º Colégio D. Luísa Sigea 
Guilherme Pica Rodrigues  8.ºD Escola Secundária António Gedeão
João Rafael Martins Magalhães 8.º A Escola Secundária de Tomaz Pelayo
Sofia Mendes 5.º C E. B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães
André Filipe Vinhas Frederico 9.º F E. B. 2,3 de Pinhal de Frades
Ana Inês Carvalheiras Peixoto 5.º E E. B. 2,3 de Lousada
Inês Filipa Pereira Mendes 6º C E. B. 2,3 Dr. António Chora Barroso
Gonçalo Ramos Teixeira 7º A Escola Secundária António Gedeão
David Viegas 8º A E. B. 2,3 Vasco Santana
Vanessa Gomes 9º A E. B. 2,3 D. Martinho Vaz de Castelo Branco
Sónia Gonçalves 8.º B Escola Básica da Ribeira do Neiva
Ana Sofia Marques L. Ferreira Leal 9.º C E. B. 2,3 de Pinhal de Frades
Gabriela Isabel Silva 5º M E. B. 2,3 de Lousada
Gabriel Santos Esteves 9º B Escola Básica nº 2 de Cacia
Adriana Rodrigues Leitão 9º D Escola Secundária da Portela
Andreia Filipa Pinto Loureiro 9º E E. B. 2,3 de D. Fernando II



Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam correctamente ao problema Nível I)

Problema de nível II
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas correctas Número de respostas incorrectas Número de respostas anuladas
285 Lista das escolas (formato Excel) 223 61 1

 

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Soraia Lopes 10º C Escola Secundária Quinta do Marquês
Artur Rafael Viveiros Oliveira 10º 2ª Escola Básica e Secundária de Machico
Nádia Figueiredo 10º B Escola Sec. António Gedeão - Almada
Daniel João Barros Bastos  9º C Escola Secundária do Padrão da Légua
Mário Póvoa 9º B E. B. 2,3 de Porto Alto
Beatriz Sofia Santos Gomes 10º B Escola Secundária D. Dinis
Marina Ribeiro 10º B Escola Secundária de Tomaz Pelayo

 

Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam correctamente ao problema Nível II)

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 13 de Abril de 2010.

Esta notícia dá conta de alguns dos resultados apresentados no Relatório do Gabinete do Utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que tem por base um inquérito nacional às reclamações dos utentes deste Serviço (SNS), ocorridas no ano de 2009, realizado pela Inspecção-Geral das Actividades em Saúde.

Problema de Nível 1

Queixas dos Utentes do Serviço Nacional de Saúde em 2009

A partir da informação contida no gráfico circular, responde às questões que se seguem.

Questão 1:
Registaram-se mais queixas nos centros de saúde ou nos hospitais?

Questão 2:
Na notícia afirma-se que os serviços de saúde registaram em 2009 cerca de 143 queixas por dia. Concordas com esta afirmação? Justifica a tua resposta.

Questão 3:
Em 2009, qual foi a média do número de queixas por dia? Justifica a tua resposta.

Resposta

Apresentada pela aluno Pedro Filipe Marcos Luís da Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos

Resposta à questão 1:
Registaram-se mais queixas nos hospitais, pois foram registadas 32 000 queixas enquanto no centro de saúde foram 20 000.

Resposta à questão 2:
Eu concordo com a afirmação "Na notícia afirma-se que os serviços de saúde registaram em 2009 cerca de 143 queixas por dia" porque se dividirmos 52 000 queixas dos serviços de saúde por 365 dias dá 142,46..., o que se pode arredondar por excesso a menos de uma unidade e dá os 143 da afirmação. Claro que seria mais correcto arredondar por defeito a menos de uma unidade, o que daria menor erro, e seria 142. Mas como afirmam "cerca de ..." o arredondamento será correcto, tanto por excesso como por defeito. Concordo, porque 52000:365=142.47, aproximadamente 143.

Resposta à questão 3:
Como afirmei acima, a média do número de queixas nos serviços de saúde em 2009, é 52 000 queixas dos serviços de saúde a dividir por 365 dias o que dá 142,465... que arredondado por defeito a menos de unidade dá 142 queixas, em média por dia.

Problema de Nível 2

Número de queixas aumenta

A partir da informação contida no gráfico, responde às questões que se seguem.

Questão 1:
Qual a variável representada neste gráfico. Trata-se de uma variável quantitativa ou qualitativa?

Questão 2:
No gráfico surge a indicação de que o número de queixas em 2009 registou um aumento de 13% face a 2008. Explica como se obteve este resultado.

Questão 3:
É correcto afirmar-se que as queixas registadas pelos serviços de saúde em 2009 corresponderam a um aumento de 28% em relação às queixas registadas em 2007? Justifica a tua resposta.

Resposta

Apresentada pela aluna Soraia Lopes da Escola Secundária Quinta do Marquês

Resposta à questão 1:
A variável representada neste gráfico é o número de queixas por ano e trata-se de uma variável quantitativa.

Resposta à questão 2:
Ao dividir 52.000 por 46.000 obteve-se 1.13 que multiplicado por 100% dá 113%. Este valor representa a percentagens de queixas feitas em 2009 em relação ao ano 2008, por isso conclui-se que do ano 2008 para 2009 houve o registo de um aumento de 13% de queixas.

Resposta à questão 3:
Não, porque o valor 28% representa a soma das percentagens do ano 2007 para 2008 e de 2008 para 2009 o que não está correcto. Teríamos de dividir 52.000 por 40.000 e multiplicar esse valor por 100% e assim verificamos que o valor obtido não é 28% mas sim 30%.

 

 

Desafios



 

Os desafios do ALEA são problemas do dia a dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico (questões de Nivel I) e Secundário (questões de Nível II).  

Os alunos que responderem corretamente ao problema proposto ficam habilitados a um prémio e diploma. O diploma e o prémio são enviados, por correio postal, para a Escola que o aluno premiado frequenta, com a indicação do seu nome, ano e turma a que pertence.

No final do ano letivo, será realizado um sorteio entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição de um prémio especial!