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(Responde até 8 de abril de 2019)

 

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 23 de fevereiro de 2019.

Esta notícia apresenta informação relativa ao estudo EU Kids Online que analisa hábitos de crianças e jovens, dos 9 aos 17 anos, na Internet e nas redes sociais. O estudo parte de um inquérito feito a 1974 crianças e jovens portugueses — metade rapazes e metade raparigas, sendo que a faixa dos 13 aos 17 representa 62% dos inquiridos. O estudo integra um projeto europeu que abrange três dezenas de países que fazem análises semelhantes. Em Portugal, o inquérito foi realizado por uma equipa da Universidade Nova de Lisboa.

 

Problema de Nível 1

Nas figuras seguintes são apresentados alguns resultados do inquérito.

 

De acordo com a informação, responde às questões que se seguem.

Questão 1:

Indica, justificando, qual das afirmações seguintes é falsa: 

(A) Em média, as raparigas passam menos tempo na Internet, por dia.

(B) Todas as crianças com idade entre os 9 e 10 anos passam menos de 1,8h por dia na Internet.

(C) O tempo médio passado na Internet por dia é superior nos jovens com idade compreendida entre os 15 e os 17 anos.

 

Questão 2:

Foram inquiridos 1974 crianças e jovens portugueses — metade rapazes e metade raparigas. Qual o tempo médio passado na Internet por dia, em horas, dos inquiridos? Justifica a tua resposta.

 

Questão 3:

Uma das perguntas colocadas às crianças e jovens inquiridas foi se tiveram situações que os incomodaram na Internet no último ano.
Na figura seguinte são apresentadas as percentagens de inquiridos que responderam sim, por idade, no estudo de 2014 e no estudo de 2018.

 

Aconteceu algo online que te incomodou?
Situações que te fizeram sentir desconfortável, assustado ou a pensar que não deverias ter visto
 
Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:

(A) Em relação a 2014, é nos mais novos (9 ou 10 anos) que o número de inquiridos a afirmar que já se sentiu incomodado na Internet registou uma maior subida.

(B) Em 2018, 90% das crianças e jovens inquiridos responderam que já se sentiram incomodados na Internet.

 

Responder ao Nível 1

 

Problema de Nível 2

O estudo EU Kids Online analisa hábitos de crianças e jovens, dos 9 aos 17 anos, na Internet e nas redes sociais. O estudo parte de um inquérito feito a 1974 crianças e jovens portugueses — metade rapazes e metade raparigas, sendo que a faixa dos 13 aos 17 representa 62% dos inquiridos. 

 

Questão 1:

No gráfico seguinte são apresentados os resultados relativos à utilização diária de dispositivos no acesso à Internet.

 

Uso frequente de dispositivos, por idade

% dos que usam todos os dias

 

1.1. Justifica a seguinte afirmação:

Em todas as classes etárias dos inquiridos, há crianças ou jovens que utilizam diariamente mais do que um tipo de dispositivo no acesso à Internet.

 

1.2. Neste estudo, 62% dos inquiridos tem entre 13 a 17 anos. Qual dos seguintes poderá corresponder ao valor total, em percentagem, dos inquiridos que usa todos os dias o smartphone/telemóvel:

(A) 67%

(B) 77%

(C) 87%

Justifica a tua opção.

 

Questão 2:

Em resposta à questão “Alguém te tratou de uma maneira ofensiva ou desagradável?”, a percentagem dos inquiridos que dizem ter sido vítimas de bullying online e offline, nos estudos de 2010, 2014 e 2018 é apresentada nos gráficos seguintes:

 

% dos que dizem ter sido vítimas de bullying online e offline

 

Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:

(A) Em 2018, a percentagem de raparigas vítimas de bullying foi superior, mas as situações de bullying online e offline aumentaram mais nos rapazes.

(B) Em 2018, 24% das crianças e jovens portugueses afirmaram terem sido vítimas de bullying online e offline.

 

 

Responder ao Nível 2

 

 

Desafios



 

Os desafios do ALEA são problemas do dia a dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico (questões de Nivel I) e Secundário (questões de Nível II).  

Os alunos que responderem corretamente ao problema proposto ficam habilitados a um prémio e diploma. O diploma e o prémio são enviados, por correio postal, para a Escola que o aluno premiado frequenta, com a indicação do seu nome, ano e turma a que pertence.

No final do ano letivo, será realizado um sorteio entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição de um prémio especial!