Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Coisas novas

3.ª COMPETIÇÃO EUROPEIA DE ESTATÍSTICA

Inscrição das equipas começou em 21.10.2019!

 

 

Começou a 3.ª Competição Europeia de Estatística (ESC)! 

Se és aluno do 3.º ciclo do ensino básico ou do ensino secundário, vem participar na ESC!

Basta formares equipa com um ou dois colegas e também um professor (que terá o papel de tutor da equipa).

Irás concorrer com muitos outros alunos portugueses na fase nacional da competição. Se a tua equipa for uma das duas vencedoras na sua categoria (A – secundário; B – 3.º ciclo), poderás participar na fase europeia, na qual competem 17 países.

A Competição Europeia de Estatística é dinamizada pelo Serviço de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) e dezassete Institutos Nacionais de Estatística, entre os quais o INE de Portugal, ao qual se associou, nesta edição, o Banco de Portugal.

As regras para a participação, o registo de participantes (entre 21.10.2019 e 27.01.2020), os prémios a atribuir (em ambas as fases, nacional e europeia) e ainda o calendário da competição estão disponíveis em: http://esc2020.ine.pt.

 

 

Forma a tua equipa e participa!

 
 

Encontra-se disponível um novo curso intitulado de Organização e Tratamento de Dados.

Veja aqui!

 

O ALEA foi apresentado publicamente em 1999, com o propósito de proporcionar instrumentos relativos à compreensão, à utilização e ao ensino da Estatística, destinados essencialmente aos docentes e alunos do ensino secundário.

 

A natureza e o âmbito da atividade que desenvolveu desde então justificaram o prémio internacional de “Best Cooperative Project Award” que lhe foi atribuído em 2007.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas era tempo de mudar!

 

Por isso, a Escola Secundária Tomaz Pelayo, o Instituto Nacional de Estatística e a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares disponibilizam agora um novo Portal ALEA!

 

Mantendo-se o propósito e a natureza dos conteúdos – promover a literacia estatística junto da comunidade educativa, em especial, mas também da sociedade em geral – dá-se-lhes um novo formato. 

 

Pretende-se, assim, tornar os conteúdos mais claros e acessíveis, a navegação mais simplificada e com melhor usabilidade, e também estar adaptado à nova realidade das redes sociais, com disponibilização de conteúdos próprios. 

 

 

 

 

 

 

 

O espaço EuroPALEA foi atualizado com informação estatística mais recentes sobre os Estados Membros: informação demográfica, económica e educação.

Consulte aqui!

Terminou a ESC2019 − COMPETIÇÃO EUROPEIA DE ESTATÍSTICA!


A European Statistics Competition / Competição Europeia da Estatística (ESC) é uma competição organizada pelo Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, que teve a sua 2.ª edição no presente ano letivo (ESC2019).

Dirigida aos alunos do ensino secundário (categoria A) e do 3.º ciclo do ensino básico (categoria B), a ESC tem como objetivos promover nestes alunos a curiosidade e o interesse pela estatística, mas também incentivar os professores a utilizarem novos materiais e novos métodos de ensino da estatística.

A Competição, que já terminou, teve duas fases: a nacional e a europeia.

 

Fase nacional

A fase nacional ficou concluída em 29 de março, com a divulgação das cinco equipas finalistas em cada categoria e dos seus trabalhos. Dessas cinco equipas, as três melhor classificadas receberam prémios atribuídos pelo INE e as duas com pontuação mais elevada puderam participar na fase europeia, competindo com participantes de mais catorze países. 

Equipas premiadas

Categoria A

1.º

Kolgomorov

Escola Secundária Maria Lamas, Torres Novas

2.º

Fractais

Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis

3.º

2πrates

Escola Secundária Jaime Cortesão, Coimbra

Categoria B

1.º

StormTeam

Externato Santa Joana, Ermesinde

2.º

Statistics

Colégio Júlio Dinis, Porto

3.º

L_ao_cubo

Agrupamento de Escolas joão Araújo Correia, Godim

 

Fase europeia

A fase europeia decorreu de 1 de abril a 15 de maio e constou da presentação de um vídeo (2 minutos, no máximo), com base no tema “A Europa refletida em estatísticas”, e de um documento explicando o processo de criação que foi seguido.

Os trabalhos em competição foram avaliados por um júri internacional, formado por dez personalidades de reconhecido prestígio e presidido por Tim Allen, responsável pela área de Difusão do Eurostat. 

A escolha do júri, conhecida no dia 5 de junho, recaiu sobre as equipas Radiaator (Estónia), na categoria A, e Ansofi (Bélgica), na categoria B.

Todos os vídeos apresentados estão disponíveis na internet: Categoria ACategoria B.

 

Vídeos das equipas portuguesas

Categoria A

Kolgomorov

Fractais

Categoria B

StormTeam

Statistics

 

 

 
 

Pág. 1 de 2