• Potenciar a Literacia Estatística através da realização de atividades, produtos ou materiais que permitam aos professores e aos alunos uma perspetiva consciente, crítica e científica da realidade que nos rodeia; • Fomentar, a partir da Estatística, um trabalho interdisciplinar que permita o encontro dos diversos enfoques disciplinares e metodológicos na descrição, interpretação e compreensão da realidade, nomeadamente nas novas áreas interdisciplinares, como é o caso da Área de Projeto; • Desenvolver actividades, produtos ou materiais no domínio da Estatística que permitam aos professores uma apropriação crítica das TIC´s, tendo em conta as suas implicações nas práticas pedagógicas. |
|
Docentes do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico das áreas de História, Ciências, Geografia e Matemática, bem como os que desenvolvem atividades no âmbito da Área de Projeto;
Docentes do Ensino Secundário das áreas de História, Ciências, Geografia, Matemática e Economia.
Nota: Será dada prioridade a equipas de docentes provenientes da mesma escola, respeitando a diversidade geográfica.
|
- Temas Estatísticos Atuais
- Noções Básicas de Estatística
- O Inquérito Estatístico
- Utilização das Estatísticas no Currículo Escolar
- O Ensino da Estatística e Probabilidades
- Metodologia de Projecto
- A Conceção de Projetos Interdisciplinares
- As TIC's no Ensino da Estatística
|
|
O início da formação decorreu no dia 3 de Março de 2006 pelas 14h às 18h. As datas das duas sessões presenciais foram posteriormente acordadas com os formandos.
As 3 sessões presenciais face-a-face decorreram nas instalações do:
Centro de Formação PRÓfessor Escola Secundária Augusto Gomes Rua de Damão - Matosinhos
|