Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Voltar página anterior

O Gabinete de Formação da DREN e o projeto ALEA (Instituto Nacional de Estatística e a Escola Sec. Tomaz Pelayo, com a colaboração do Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns (IRIC) da Universidade do Porto, realizaram a 3ª edição de um projeto inovador de formação a distância.
 


OBJETIVOS DA AÇÃO   PÚBLICO ALVO
• Potenciar a Literacia Estatística através da realização de atividades, produtos ou materiais que permitam aos professores e aos alunos uma perspetiva consciente, crítica e científica da realidade que nos rodeia;
• Fomentar, a partir da Estatística, um trabalho interdisciplinar que permita o encontro dos diversos enfoques disciplinares e metodológicos na descrição, interpretação e compreensão da realidade, nomeadamente nas novas áreas interdisciplinares, como é o caso da Área de Projeto;
• Desenvolver actividades, produtos ou materiais no domínio da Estatística que permitam aos professores uma apropriação crítica das TIC´s, tendo em conta as suas implicações nas práticas pedagógicas.
 

Docentes do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico das áreas de História, Ciências, Geografia e Matemática, bem como os que desenvolvem atividades no âmbito da Área de Projeto;

Docentes do Ensino Secundário das áreas de História, Ciências, Geografia, Matemática e Economia.




Nota: Será dada prioridade a equipas de docentes provenientes da mesma escola, respeitando a diversidade geográfica.

 
     
PROGRAMA E ACREDITAÇÃO   CRONOGRAMA E LOCAL DAS SESSÕES PRESENCIAIS
  • Temas Estatísticos Atuais
  • Noções Básicas de Estatística
  • O Inquérito Estatístico
  • Utilização das Estatísticas no Currículo Escolar
  • O Ensino da Estatística e Probabilidades
  • Metodologia de Projecto
  • A Conceção de Projetos Interdisciplinares
  • As TIC's no Ensino da Estatística
 

O início da formação decorreu no dia 3 de Março de 2006 pelas 14h às 18h. As datas das duas sessões presenciais foram posteriormente acordadas com os formandos.

As 3 sessões presenciais face-a-face decorreram nas instalações do:

Centro de Formação PRÓfessor
Escola Secundária Augusto Gomes
Rua de Damão - Matosinhos


Nota: A oficina de formação teve 40 horas, que se organizaram em sessões presenciais e sessões interactivas (síncronas e assíncronas).

Esta oficina foi acreditada com o registo CCPFC/ACC 32168/03, podendo os formandos obter até 3.2 créditos.
     
ALGUNS TRABALHOS DOS FORMANDOS
FORMANDO ESCOLA TRABALHO DOCUMENTOS
Maria Helena Xavier Escola Secundária Martins Sarmento (Guimarães) -Classificações de Exame
-Classificações Internas Finais
-Classificações de 12ª Ano

Trabalho final (152kb)

Cecília Maria Lourenço
e
João Paulo Silva

EB23 D. Moisés Alves Pinho (Fiães, Stª Maria da Feira)
e
EB23 Argoncilhe (Stª Maria da Feira)

WebQuest: Alemanha 2006
(Matemática: Estatística, 5ºano)

Trabalho final (211kb)

     
 
     
União Europeia   ProdepIII
     

Voltar página anterior