O Gabinete de Formação da DREN e o ALEA (Instituto Nacional de Estatística, a Escola Sec. Tomaz Pelayo e a DREN), com a colaboração do Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns (IRIC) da Universidade do Porto, realizaram a 3ª edição de um projeto inovador de formação a distância.
OBJETIVOS DA AÇÃO
DESTINATÁRIOS
• Potenciar a Literacia Estatística através da realização de atividades, produtos ou materiais que permitam aos professores e aos alunos uma perspetiva consciente, crítica e científica da realidade que nos rodeia; • Fomentar, a partir da Estatística, um trabalho interdisciplinar que permita o encontro dos diversos enfoques disciplinares e metodológicos na descrição, interpretação e compreensão da realidade, nomeadamente nas novas áreas interdisciplinares, como é o caso da Área de Projeto; • Desenvolver atividades, produtos ou materiais no domínio da Estatística que permitam aos professores uma apropriação crítica das TIC´s, tendo em conta as suas implicações nas práticas pedagógicas.
Esta oficina destina-se a docentes da área da DREN pertencentes aos Grupos de recrutamento: 500; 430; 420; 230 (Matemática; Economia e Contabilidade; Geografia; Matemática e Ciências da Natureza).
Nota: Será dada prioridade a equipas de docentes provenientes da mesma escola, respeitando a diversidade geográfica.
PROGRAMA E ACREDITAÇÃO
CRONOGRAMA E LOCAL DAS SESSÕES PRESENCIAIS
Temas Estatísticos Atuais
Noções Básicas de Estatística
O Inquérito Estatístico
Utilização das Estatísticas no Currículo Escolar
O Ensino da Estatística e Probabilidades
Metodologia de Projeto
A Conceção de Projetos Interdisciplinares
As TIC's no Ensino da Estatística
A primeira sessão da formação decorreu no dia 23 de Março de 2007, das 14h30 às 18h30 (ver cronograma).
As 3 sessões presenciais face-a-face decorreram nas instalações do:
Centro de Formação PRÓfessor Escola Secundária Augusto Gomes Rua de Damão - Matosinhos
Nota: A oficina de formação teve 40 horas, que se distribuíram em 12 horas de sessões presenciais e 28 horas de sessões interactivas (síncronas e assíncronas).
Esta oficina foi acreditada, podendo os formandos obter até 3.2 créditos.
ALGUNS TRABALHOS DOS FORMANDOS
FORMANDO
ESCOLA
TRABALHO
DOCUMENTOS
Maria Eugénia Ribeiro Fernandes Pais
Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Santa Maria da Feira
A minha freguesia é melhor do que a tua? (Matemática: Estatística, 7ºano)