Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Índice | III. Probabilidade | V. Exercícios

IV. Modelos de Probabilidade discretos e contínuos

Parte 59 de 78

Modelos de probabilidade discretos

IV. 2. 4. 3 1 - Aplicação do modelo Binomial


1- Amostragem com reposição
No processo de amostragem que consiste em retirar aleatoriamente uma amostra de uma população, com reposição, em que para cada indivíduo recolhido se verifica se sim ou não tem determinada propriedade, repondo o elemento recolhido antes de proceder a nova extracção, estamos em condições de aplicar o modelo binomial, quando se pretende “modelar” a variável que representa o número de indivíduos da amostra, com a dita propriedade.


2 - Amostragem sem reposição em populações “infinitas”
O modelo Binomial serve para modelar muitas situações da vida real, ainda que as condições para se poder aplicar não estejam completamente preenchidas. Outro exemplo, idêntico ao exemplo das rifas (apresentado no estudo do modelo Geométrico, e no início do estudo do modelo Binomial), é o que acontece quando seleccionamos, sem reposição, uma amostra de 20 alunos de uma Universidade com 5564 alunos, em que o número de raparigas é igual a 3227, e em que se pretende obter um modelo para o número de raparigas, na amostra seleccioinada.