Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

 Índice | II. Introdução à Estatística IV. Medidas de localização

III. Dados, tabelas e gráficos

Parte 28 de 38

2.3.2- Distribuições características

Alguns histogramas apresentam formas que, pela frequência com que surgem, merecem referência especial. Assim, as distribuições mais comuns apresentadas pelos dados são:

a. Distribuições simétricas

A distribuição das frequências faz-se de forma aproximadamente simétrica, relativamente a uma classe média:

Um caso especial de uma distribuição simétrica é aquele que sugere a forma de um "sino" e que é apresentado por amostras provenientes de Populações "Normais". O significado deste termo será explicado mais tarde, no âmbito das Probabilidades.


b. Distribuições enviesadas

A distribuição das frequências faz-se de forma acentuadamente assimétrica, apresentando valores substancialmente mais pequenos num dos lados, relativamente ao outro:


c. Distribuições com "caudas" longas

A distribuição das frequências faz-se de tal forma que existe um grande número de classes nos extremos, cujas frequências são pequenas, relativamente às classes centrais:


d. Distribuições com vários "picos" ou modas

A distribuição das frequências apresenta 2 ou mais "picos" a que chamamos modas, sugerindo que os dados são constituídos por vários grupos distintos:

 

 


Mapa "Noções de Estatística"