Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

(responde até 21 de dezembro de 2022)

 

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 2 de novembro de 2022.

Esta notícia apresenta informação relativa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), designadamente, o número de profissionais no SNS e o número de consultas médicas, relativos a Portugal Continental.

 

Problema de Nível 1

No gráfico com barras* e no gráfico de linhas seguintes, são apresentados dados relativos ao número de consultas hospitalares e ao número de utentes sem médico de família, entre setembro de 2018 e setembro de 2022.

 

Questão 1

De acordo com a informação constante no gráfico com barras*, responde às questões seguintes:

1.1. Indica o ano em que o número de consultas médicas hospitalares atingiu o valor mais baixo.

1.2. No intervalo de tempo considerado, determina a mediana do número de consultas médicas hospitalares. Justifica a tua resposta.

1.3. Entre 2018 e 2022, qual foi o aumento, em percentagem, do número de consultas médicas hospitalares? Apresenta o resultado aproximado às décimas.

 

Questão 2

Tendo em atenção a informação constante no gráfico de linhas e que, de acordo com os resultados provisórios dos Censos 2021, residem em Portugal Continental 9 857 593 indivíduos, considera a afirmação seguinte:

“Mais de 10% da população residente em Portugal Continental não tem médico de família.”

Concordas com a afirmação? Justifica a tua resposta.

(*) Repare-se que o gráfico não é um gráfico de barras, uma vez que apresenta os próprios dados e não as frequências. 

 

Responder ao Nível 1

 

Problema de Nível 2

Nos gráficos seguintes, é apresentada a evolução do número de trabalhadores de quatro grupos profissionais do SNS: médicos especialistas, médicos internos, enfermeiros e assistentes operacionais, entre setembro de 2018 e setembro de 2022.

De acordo com a informação constante nos quatro gráficos de linhas, responde às questões seguintes:

Questão 1

Entre setembro de 2018 e setembro de 2022, em qual dos grupos se registou um maior aumento de profissionais?

Questão 2

Sabendo que, em setembro de 2018 trabalhavam no SNS 42 487 enfermeiros e 25 095 assistentes operacionais, determina o valor do crescimento percentual do número de enfermeiros e do número de assistentes operacionais entre setembro de 2018 e setembro de 2022.

Questão 3

De acordo com os dados, em setembro de 2022 havia 112 530 profissionais nestes 4 grupos profissionais do SNS.
Da lista com os nomes de todos os 112 530 profissionais, o computador selecionou, aleatoriamente, um nome de um profissional.

3.1. Qual a probabilidade desse profissional ser enfermeiro?
       Apresenta o resultado na forma de percentagem, arredondado às unidades.

3.2. No caso de o profissional selecionado ser médico, qual a probabilidade de se tratar de um médico especialista?
       Apresenta o resultado na forma de percentagem, arredondado às unidades.

 

Responder ao Nível 2

 

 

Desafios



 

Os desafios do ALEA são problemas do dia a dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico (questões de Nivel I) e Secundário (questões de Nível II).  

Os alunos que responderem corretamente ao problema proposto ficam habilitados a um prémio e diploma. O diploma e o prémio são enviados, por correio postal, para a Escola que o aluno premiado frequenta, com a indicação do seu nome, ano e turma a que pertence.

No final do ano letivo, será realizado um sorteio entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição de um prémio especial!