Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

           

Plataforma

Notícia do jornal Público

6 de julho de 2023

Jovens, fé e futuro

Mais de metade dos jovens portugueses com idades entre os 14 e os 30 anos declaram-se religiosos: 56%, precisa o estudo “Jovens, fé e futuro”, realizado pelo Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) da Universidade Católica. Porém, apenas cerca de um terço (34%) dos que se dizem crentes são praticantes, num desapego justificado, sobretudo entre os mais velhos, pelo desacordo face a normas instituídas.

 

(…) Sem surpresas, os católicos representam 88% do universo total de crentes, o que equivale a dizer (porque se trata de uma amostra representativa da população) que 49% dos jovens portugueses até aos 30 anos de idade são católicos. "É um valor significativo se considerarmos a perceção, mais ou menos generalizada, de que vivemos numa sociedade dessacralizada”, conclui o estudo coordenado por Patrícia Dias, a pedido da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o órgão representativo do episcopado português.

 

Qual é a tua posição relativamente à religião?

(..,) Alinhavadas, as conclusões não deixam margem para grandes dúvidas: 56% dos inquiridos afirmaram pertencer a uma religião.

Num país em que a pertença católica configura uma identidade dir-se-ia que hereditária, importava ainda aquilatar qual a proporção de praticantes. Aqui, a conclusão mais imediata é que apenas cerca de um terço da amostra, 34% mais concretamente, se considera praticante. Os restantes 22% do universo total composto pelos que se declararam crentes (os referidos 56%) dizem que, acreditando, não praticam nenhuma religião. Entre os restantes, 17% declararam-se agnósticos (alegam ser impossível provar a existência de Deus) e 15% ateus (negam a existência de Deus). Por último, 7% alegaram não ter posição definida sobre o tema, ligeiramente acima dos 5% para os quais o tema é indiferente.

 

Religião dos Crentes e as razões apontadas para não serem praticantes

 

Ao catolicismo segue-se, ainda que a larga distância, a declaração de pertença à religião evangélica ou protestante (6% do total de inquiridos) e às Testemunhas de Jeová (1%). O budismo congrega, por seu turno, 0,4% das declarações de pertença dos jovens que se declaram crentes. Já os mormons e o islamismo congregam, cada um, 0,3% dos respondentes.

(…) Mas, afinal, entre os que se dizem crentes, quais as razões apontadas para não serem praticantes? No grupo dos mais velhos (18-30 anos), 44% disseram que não concordam “com algumas das normas da prática religiosa”. Já entre os menores (14-17 anos), apenas 16% disseram o mesmo. Descontadas as diferenças etárias, a “falta de tempo” serviu de desculpa a 27% dos crentes não-praticantes. Por seu turno, a existência de um meio social ou familiar desfavorável à prática religiosa constituiu-se como dissuasor da prática religiosa para 5% dos crentes.

 

Como praticas a tua religião?

 

(…) Quando questionados sobre a forma como praticam a respetiva religião, as respostas sugerem um maior grau de compromisso entre os mais velhos, isto é, no subgrupo dos que têm entre 18 e 30 anos, 65% disseram que rezam regularmente. Quando a mesma questão foi colocada aos jovens na faixa etária dos 14 aos 17 anos, a proporção dos que afirmaram rezar desceu para os 46%. “Este padrão repete-se em todos os aspetos medidos com exceção da aprendizagem da religião, mais elevada entre os mais novos”, enfatiza o estudo.

Quando interpelados sobre os respetivos contributos para a construção de um futuro melhor, a maior parte respondeu que o fazia por via do respeito pelos direitos humanos (81%). Ao mesmo tempo, 76% disseram que procuravam ser bondosos no quotidiano. Apenas 27% declararam participar em ações de voluntariado e 18% apresentaram-se como ativistas. Só 7% consideraram que a sua ação individual não faz diferença. Por último, 27% disseram acreditar que conseguem contribuir para um futuro melhor através da oração e da meditação.

 

Consultar mais informação:

 

Notícia completa “Mais de metade dos jovens entre os 14 e os 30 dizem-se crentes, mas apenas um terço participa nas práticas religiosas”
https://www.publico.pt/2023/07/06/sociedade/noticia/metade-jovens-14-30-dizemse-crentes-apenas-terco-participa-praticas-religiosas-2055859  - (6 de julho de 2023)

Portal do INE - População residente com 15 e mais anos de idade (N.º) por Local de residência (à data dos Censos 2021) e Religião; Decenal
https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0011644&contexto=bd&selTab=tab2

Portal do INE - População residente com 15 e mais anos de idade (N.º) por Local de residência (à data dos Censos 2011) e Religião; Decenal
https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0006396&contexto=bd&selTab=tab2

 

 

Estatística
em foco



Nesta página encontram-se algumas notícias com Estatísticas que vão surgindo diariamente em Jornais e Revistas e que permitem demonstrar a importância, a utilidade e a atualidade da Estatística no nosso dia a dia