Em agosto de 2024, o movimento de passageiros nos aeroportos nacionais
manteve tendência de máximos mensais
Em agosto de 2024, nos aeroportos nacionais movimentaram-se 7,4 milhões de passageiros e 20,8 mil toneladas de carga e correio, correspondendo a variações de +3,1% e +18,9%, respetivamente, face a agosto de 2023 (+2,6% e +18,5% no mês anterior, pela mesma ordem).
Verificaram-se neste mês máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais, registando-se um desembarque médio diário de 116,5 mil passageiros, valor superior em 3,2% ao observado em agosto de 2023 (112,9 mil).
Nos primeiros oito meses de 2024, o número de passageiros movimentados aumentou 4,5% e o movimento de carga e correio cresceu 14,6%.
O Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, apresentando crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,7%) e embarcados (+2,0%) face ao mesmo período de 2023. França e Espanha ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem e de destino.
Tráfego mensal nos aeroportos nacionais - agosto de 2024
Em agosto de 2024, aterraram nos aeroportos nacionais 25,1 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a 7,4 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), e foram movimentadas 20,8 mil toneladas de carga e correio (+0,1%, +3,1% e +18,9%, respetivamente, face a agosto de 2023).
Figura 1. Aeronaves aterradas, passageiros e carga/correio movimentados nos aeroportos nacionais
Em agosto de 2024, 80,7% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,9 milhões de passageiros (+3,6%1), na maioria provenientes do continente europeu (66,1% do total), correspondendo a um aumento de 2,2% face a agosto de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,4% do total de passageiros desembarcados (+8,7%).
Relativamente aos passageiros embarcados, 81,5% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 3,1 milhões (+3,1%); destes, 67,5% do total tiveram como principal destino aeroportos no continente europeu, registando-se um crescimento de 1,3% face a agosto de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (9,5% do total; +11,0%).
Figura 2. Passageiros desembarcados e embarcados nos aeroportos nacionais em tráfego internacional,
por Continente de origem/destino – agosto 2024
Tráfego acumulado nos aeroportos nacionais
Nos primeiros oito meses de 2024, o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,5% face ao mesmo período de 2023 (+23,1% em 2023). O aeroporto de Lisboa movimentou 49,3% do total (23,4 milhões; +4,4% comparando com o mesmo período de 2023). O aeroporto do Porto concentrou 22,6% dos passageiros movimentados (10,7 milhões; +5,3%). O aeroporto de Faro registou um crescimento de 2,1% no movimento de passageiros, totalizando 6,8 milhões.Figura 3. Passageiros movimentados nos aeroportos nacionais
Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados nos primeiros oito meses de 2024, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, com crescimentos no número de passageiros, quer desembarcados (+1,7%) quer embarcados (+2,0%), face ao mesmo período de 2023. No sentido contrário, França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-2,8%) e embarcados (-3,1%), e ocupou a 2.ª posição. Espanha, Alemanha e Itália ocuparam as 3.ª, 4.ª e 5.ª posições, respetivamente, como países de origem e de destino.
Plataforma interativa das estatísticas rápidas do transporte aéreo
O INE disponibiliza uma Plataforma Interativa das Estatísticas do Transporte Aéreo, incluída no tema “Transportes”, que integra os indicadores mensais disponíveis mais relevantes das estatísticas de transporte aéreo. Tem como objetivo proporcionar uma visão abrangente, e sempre atualizada, de um conjunto de indicadores no âmbito do transporte aéreo.
A plataforma inclui os indicadores globais – número de aeronaves aterradas, número de passageiros movimentados e quantidade de carga e correio movimentados – e também indicadores detalhados, por tipo, sentido e natureza do tráfego.
Permite uma visualização global destes indicadores, em duas páginas distintas: uma com os valores mensais e outra com os valores mensais acumulados do ano.
“Valores Mensais” (agosto de 2024):
No final de cada página de indicadores, existe um botão “Notas e Extração de Dados”, que permite aceder a uma página na qual os indicadores são apresentados em forma de lista.
Exemplo “Valores acumulados” (janeiro a agosto de 2024):
Selecionado um indicador, o utilizador acede ao Banco de Dados do INE, no qual é possível extrair os dados em formato xlsx, csv, etc.
Para saber mais ...
Fonte: Inquérito aos Aeroportos e Aeródromos (ANA/ANAC/INE)
Poderá consultar mais informação estatística sobre o tema do "Transportes e Comunicações” no Portal do INE
Conceitos
Aviação comercial - Serviço aéreo remunerado para transporte público de passageiros, carga ou correio.
Tráfego aéreo comercial - Movimento de aeronaves, passageiros, carga e correio em aviação comercial.
Aeronave - Aparelho com meios próprios de propulsão, tripulável e manobrável em voo e no solo, apto para o transporte de pessoas ou coisas e capaz de sustentar-se na atmosfera devido a reações do ar, que não sejam contra a superfície da terra ou do mar.
Passageiro - qualquer pessoa que efetua um voo com o consentimento do operador de transporte aéreo, excluindo os elementos do pessoal de voo e de cabine em serviço no voo em questão. Incluem-se bebés e crianças de colo.
Passageiro em trânsito direto - passageiro que, após uma breve paragem, continue a sua viagem na mesma ou noutra aeronave, mas com o mesmo número de voo.
Infraestrutura aeroportuária - Superfície terrestre ou aquática (incluindo quaisquer edifícios, instalações e equipamentos) destinada a ser utilizada, na totalidade ou em parte, para a chegada, partida e movimento de aeronaves no solo.
Infraestrutura aeroportuária internacional - Infraestrutura aeroportuária de entrada e saída de tráfego aéreo internacional, sujeito a formalidades administrativas tais como alfândega, emigração, saúde pública, quarentena animal e agrícola e outros procedimentos similares.
Principais infraestruturas aeroportuárias nacionais (neste Destaque designados por aeroportos nacionais): Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada, Madeira, Porto Santo, Beja, Horta, Flores, Santa Maria, Terceira, Pico, Graciosa, São Jorge, Corvo, Portimão, Bragança, Cascais, Vila Real e Viseu.
SIGLAS E DESIGNAÇÕES
ANA - Aeroportos de Portugal, S.A.
ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil
INE - Instituto Nacional de Estatística. I.P.
PLATAFORMA INTERATIVA NO PORTAL DO INE
Plataforma Interativa das Estatísticas do Transporte Aéreo