Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Índice | III. Probabilidade | V. Exercícios

IV. Modelos de probabilidade contínuos

Parte 72 de 78

O "problema das 3 portas"


Tem levantado bastante polémica o seguinte exemplo de decisão estratégica:

Num concurso é dada a escolher ao concorrente uma de 3 portas.
Atrás de uma delas está um carro e atrás de cada uma das outras duas está uma cabra. O concorrente escolhe uma das portas (sem a abrir) e o apresentador, que sabe exactamente qual é a porta que esconde o carro, abre, de entre as duas portas que restam, uma onde está uma cabra. Nesse momento pergunta ao concorrente se deseja ou não trocar a porta que escolheu pela outra porta que ainda está fechada.
O primeiro pensamento que ocorre é que não há qualquer vantagem em trocar, pois temos agora apenas duas portas e o carro tanto pode estar atrás de uma como da outra. No entanto, se se calcular a probabilidade do concorrente ganhar o carro, trocando de porta, verifica-se que esta é igual a 2/3 (basta fazer a árvore de probabilidades para a sequência de experiências “escolha” seguida de “troca” e considerar como acontecimentos relevantes “ganhar o carro” e “ganhar cabra”). Para os mais reticentes, uma simulação talvez os faça reconsiderar a sua posição inicial.

Não há qualquer dúvida de que ao escolher uma porta ao acaso, a probabilidade de ela esconder o carro é igual a 1/3. Para simular o decorrer de 100 destes concursos vamos então considerar que o concorrente escolheu a boa porta sempre que o valor do NPA estiver entre 0 e 1/3. Nestes casos, quando ele trocar de porta, ficará com a “cabra” mas, em compensação, ficará com o carro em todos os outros casos (se ele tiver escolhido inicialmente a “cabra”, a porta que resta terá obrigatoriamente o carro pois o apresentador encarregou-se de eliminar a outra porta que também tinha “cabra”!...).

 


Ver resultado da simulação obtida a partir da nossa lista de NPA’s

Eis o resultado da simulação obtida a partir da nossa lista de NPA’s (Graça Martins et al, 2001):
Como se verifica, nas 100 realizações simuladas deste concurso o concorrente ganharia o carro em 67 dessas realizações se decidisse por trocar de porta!...
(Utilizando as palavras chave “Marilyn vos Savant”, encontra, na Internet, vasta bibliografia sobre este problema)