Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

 Índice | II. Introdução à Estatística IV. Medidas de localização

III. Dados, tabelas e gráficos

Parte 20 de 38

Representação gráfica de dados contínuos (Cont.)

Função Cumulativa

Para representar graficamente as frequências acumuladas considera-se a função cumulativa cuja construção se exemplifica a seguir:

- Antes do limite inferior da 1ª classe, isto é o ponto 0, a frequência acumulada é nula, pelo que se traça um segmento de recta sobre o eixo dos xx, até esse ponto.
- No limite inferior da 2ª classe, isto é o ponto 10, a frequência acumulada é a frequência da classe anterior, ou seja 0.42. Agora, admitindo que a frequência se distribui uniformemente sobre o intervalo da classe, unimos o ponto (0,0) com o ponto (10, 0.42).
- No limite inferior da 3ª classe, a frequência acumulada é a soma das frequências das duas classes anteriores, sendo portanto 0.56. Então, unimos o ponto (10, 0.42) com o ponto 20, 0.56).
- Quando chegarmos à última classe, temos a garantia que a frequência acumulada correspondente ao seu limite superior é igual a 1, pelo que nesse ponto marcamos 1 e continuamos com um segmento de recta paralelo ao eixo dos xx.

 

 


Mapa "Noções de Estatística"